Para Djokovic, tênis precisa ser acessível e atrativo aos jovens

Tênis Brasil 4 months ago 48 views
LinkedIn Telegram

Londres (Inglaterra) – Sete vezes campeão de Wimbledon e vencedor de 24 torneios do Grand Slam, Novak Djokovic tem vasta experiência no ambiente do tênis dentro e fora das quadras. E o sérvio afirma que é preciso tornar o esporte mais acessível e atrativo ao público jovem. Ele também alerta que o crescimento de outras modalidades de raquete, como o paddle e pickleball, também ligam o sinal de alerta.

“Em termos de inovação no nosso esporte, temos que descobrir como atrair um público jovem. Quando olhamos, por exemplo, para a Fórmula 1 e o que eles fizeram em termos de marketing e crescimento do esporte para se tornarem tão populares hoje, acho que precisamos fazer um trabalho melhor em nossos respectivos circuitos. Os Grand Slams sempre vão dar certo. Mas acho que o tour precisa ser melhor”, disse Djokovic, na coletiva de imprensa deste sábado em Wimbledon.

“Temos sorte de ser um esporte muito histórico e global. Mas acho que um dos estudos feitos pela PTPA há três ou quatro anos mostrou que o tênis é o 3º ou 4º esporte mais assistido no mundo junto com o críquete, atrás apenas do futebol e do basquete. Mas o tênis está em 9º ou 10º lugar em termos de uso, comercialização ou capitalização de sua popularidade. Então há um espaço enorme para crescimento”, avaliou o atual número 2 do mundo, que está classificado para as oitavas de final em Londres.

Paddle e pickleball estão ganhando espaço 

Djokovic ressalta a importância de promover a base no tênis, especialmente nos clubes. “Sim, falamos sempre sobre os campeões de Grand Slam. Mas o foco está sempre nos grandes prêmios. E o nível básico? Ainda estamos fazendo um trabalho muito ruim. O tênis é um esporte adorado por milhões de crianças que querem pegar uma raquete e jogar, mas não o tornamos acessível. Especialmente em países como o meu, que não têm uma federação forte”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“A nível de clube, o tênis está em perigo. Se não fizermos algo a respeito, global ou coletivamente, o paddle ou o pickleball vão ganhar espaço e os clubes vão converter as quadras, porque é mais econômico. Se você tem uma quadra de tênis, pode construir três quadras de paddle no mesmo lugar. A contas é simples. É muito mais viável financeiramente para o dono do clube ter essas quadras”, complementou o veterano de 37 anos.

Virada sobre Popyrin em quatro sets

A respeito da vitória deste sábado sobre o australiano Alexei Popyrin pela terceira rodada de Wimbledon, o sérvio destacou as qualidades do rival, especialmente por conta do bom desempenho no saque e sente que conseguiu melhorar a partir do segundo set. “Foi mais um jogo difícil e já esperava por isso”, disse o sérvio, que venceu por 4/6, 6/3, 6/4 e 7/6 (7-3). “Eu sabia que ele entraria em quadra muito confiante e estava perto de vencer a partida que disputamos na Austrália no início deste ano”.

“Com aquele saque e forehand poderoso, é um adversário perigoso em qualquer superfície. Eu o vi jogar nas primeiras rodadas, sabia que ele estava em ótima forma e que entraria em quadra acreditando que poderia vencer. Foi assim que ele começou e foi o melhor jogador do primeiro set, e depois eu subi o nível. Joguei um segundo e terceiro muito bons, enquanto o quarto set poderia ir para qualquer um”, complementou o vice-líder do ranking, que enfrenta o dinamarquês Holger Rune na próxima fase.

Djokovic também falou sobre um momento de diversão na Quadra Central, quando o público do estádio ficou sabendo da vitória nos pênaltis da Inglaterra sobre a Suíça pelas quartas de final da Euro. Irreverente, ele simulou uma partida de futebol em quadra. “Presumi que estivesse na hora dos pênaltis entre Inglaterra e Suíça. Foi durante um set e meio que a torcida queria muito entender qual era o placar. Tentei marcar um gol e sou canhoto no futebol, mas Alexei defendeu bem”.

Source: Tênis Brasil
Anuncie Aqui / Advertise Here

Sua marca para o mundo Pickleball! / Your brand for the Pickleball world!

Read the Original Content on Tênis Brasil

Disclaimer: Pickleball Unit is a Decentralized News Aggregator that enables journalists, influencers, editors, publishers, websites and community members to share news about Pickleball. User must always do their own research and none of those articles are financial advices. The content is for informational purposes only and does not necessarily reflect our opinion.